A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental, elaborou um manual orientativo que vai ajudar professores nos desafios da Educação Infantil em tempos de pandemia, com foco no ensino remoto. O material foi disponibilizado para duas creches estaduais, localizadas em Cuiabá, e será encaminhado à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que por sua vez fará a distribuição aos municípios.
Autora e organizadora do guia, a assessora técnica pedagógica da Seduc, Jussana Valéria de Souza, disse que esse tipo de material já tinha sido elaborado para demais séries, mas não para a Educação Infantil. “Ainda não havia nada específico para essa etapa da aprendizagem, que precisa ser pensada de forma específica, direcionada para essas crianças”, disse.
O guia orientativo relembra que o momento é desafiador tanto para educadores quanto para pais e alunos, e que o contato com o professor, ainda que virtual, leva segurança e acolhimento aos estudantes, e vai motivá-los a fazer as atividades propostas.
Outro ponto abordado é que os educadores devem planejar as atividades de ensino conforme a necessidade das crianças, sempre questionando se elas têm condições de realizar as tarefas propostas no ambiente em que vivem. Para isso, o contato constante com a família é fundamental.
De maneira simples e didática, o guia orienta que os professores priorizem atividades lúdicas a fim de envolver os menores, para que não somente aprendam o conteúdo repassado, mas que guardem na memória a experiência vivida.
Metodologias e avaliações
O guia dá sugestões de metodologias de ensino. Sugere, por exemplo, que os professores gravem aulas priorizando histórias, músicas e brincadeiras, com interação com as crianças, e que realizem pelo menos uma aula ao vivo por semana. Além disso, pede que os docentes utilizem redes sociais de fácil acesso para aumentar a participação dos alunos.
O orientativo tem ainda planilhas de progressão e de registro de atividades, e exemplos de modelo de relatórios. Professores têm que registrar e avaliar o desenvolvimento e dificuldades dos alunos em planilhas, via observação e análise crítica e criativa, feedback dos pais e das crianças, garantia do espaço de escuta dos alunos e conselho semanal entre professor e coordenação.
Depois dessa avaliação, o educador deve dar início ao processo de intervenção pedagógica para ajudar a criança a avançar naquilo que está com dificuldades.
Mais informações sobre a cartilha podem ser obtidas pelo e-mail: ensino.fundamental@educacao.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-6414.