Home Cidades Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil lança o primeiro curso de...
fullinterna_3


Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil lança o primeiro curso de capacitação

| Por
Crédito: Divulgação


Estão abertas as inscrições para gestores municipais do primeiro curso de capacitação e defesa civil. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (Sedec/MDR). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) avalia como positiva a iniciativa, pois é necessário que os gestores locais conheçam a legislação para melhorar seu sistema local de proteção e defesa civil, nas ações de prevenção, gestão de riscos e gestão de desastres.

Segundo os realizadores, na primeira fase, os interessados poderão se inscrever no chamado “Curso 1”, com a temática proteção e defesa civil no Brasil, com ênfase na Política Nacional, e seus principais conceitos. De acordo com o órgão, o público-alvo será composto, inicialmente, pelos agentes municipais e estaduais e demais interessados na temática de gestão de riscos de desastres.

Ao todo, serão disponibilizados quatro cursos com a temática de proteção e defesa civil, com os seguintes assuntos:
Curso 1 – Introdução à Política Nacional;
Curso 2 – Atuação mbito Municipal;
Curso 3 – Gestão de Riscos;
Curso 4 – Gestão de Desastres.

Para participar os gestores municipais devem acessar aqui para fazer a inscrição.
A CNM entende que o curso dará a oportunidade aos Municípios participantes de ampliarem seus conhecimentos acerca da temática de proteção e defesa civil. Além disso, eles poderão criar a sua própria equipe multidisciplinar, que poderão executar diversas ações de monitoramento, preparação e respostas à calamidades na fase de pré-desastre, das quais serão realizadas avaliações de riscos e planejamento contingencial para minimização dos efeitos negativos causados por catástrofes, e até mesmo na fase de pós-desastre.

Outro ponto positivo é que os gestores terão condições de avaliar e quantificar os danos e prejuízos causados por desastres, dando o devido suporte de solicitação de recursos dos demais Entes da federação por meio do seu plano de trabalho, dentre outras ações pertinentes.

Fonte: AMM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here