Home Editorias Mato Grosso População pode acessar estoque de bolsas de sangue do MT Hemocentro
fullinterna_3


População pode acessar estoque de bolsas de sangue do MT Hemocentro

| Por


O novo sistema digital de agendamento das doações do MT Hemocentro possibilita o acesso ao estoque de bolsas de sangue. Lançada nesta semana, a plataforma pode ser acessada via navegador de qualquer dispositivo que possua conexão com a internet por meio deste link.

Ao agendar a doação, o voluntário poderá saber qual a situação das bolsas de sangue por tipo sanguíneo. O status varia entre “estável”, “crítico” ou “em alerta”. Essa informação é relevante para que a população acompanhe, em tempo real, os estoques de sangue A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB- e O-.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a divulgação do estoque facilita o chamamento de doadores voluntários e auxilia na transparência do banco de sangue à população.

“Com essa ferramenta de transparência, os doadores poderão verificar em tempo real o estoque de sangue e programarem suas doações conforme a necessidade de determinada tipagem sanguínea. Mas, independentemente do nível do estoque, o doador poderá fazer seu agendamento quando melhor lhe convir. Esta forma de agendamento é um grande avanço para o MT Hemocentro”, disse a gestora.

O novo sistema foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e já está disponível para os cidadãos.

Devido à pandemia pela Covid-19, a unidade especializada trabalha exclusivamente por meio de agendamentos prévios. A medida tem o objetivo de evitar a aglomeração de doadores, profissionais da saúde e pacientes. São atendidas cinco pessoas a cada meia hora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita, sendo que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. O sangue coletado beneficia pessoas internadas em prontos socorros e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

Serviço

O novo sistema de agendamento de doações do MT Hemocentro está disponível (mthemocentro.saude.mt.gov.br), mas as coletas também podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.

A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here