Home MP MT Boas práticas do MPMT compõem publicação do CNMP
fullinterna_3


Boas práticas do MPMT compõem publicação do CNMP

| Por


Os projetos “Onde há educação a corrupção não tem vez”, “Portal Foco – Gestão Estratégica Orientada para Resultados” e “Painel Covid-19”, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, tornaram-se exemplo para todo o país. As iniciativas integram a segunda edição da publicação “O CNMP e as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministério Públicos”, lançada pelas comissões de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) e de Enfrentamento da Corrupção (CEC) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no dia 11 de maio.    

Em formato exclusivamente digital e disponível no Portal do CNMP (leia aqui), a publicação visa compartilhar iniciativas de excelência dos Ministérios Públicos, ainda desconhecidas em boa parte do país, com a especial intenção de que sejam replicadas, resguardadas as especificidades e particularidades locais e a autonomia institucional. Além do MPMT, essa edição contempla boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e do Ministério Público do Trabalho.   

Além de se disseminar boas práticas institucionais, a publicação representa o fortalecimento da efetiva integração entre as diferentes unidades e ramos do Ministério Público.    

Três edições – A primeira edição da publicação é de novembro de 2020 e reúne as boas práticas dos Ministérios Públicos dos Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Santa Catarina, além do Ministério Público Militar. Para 2021, além da recém-lançada edição, está prevista uma terceira.   

Corrupção – O projeto “Onde há educação a corrupção não tem vez” tem por objetivo inserir no ambiente escolar discussões sobre prevenção e combate à corrupção, utilizando metodologia dinâmica, criativa e indutiva para a formação intencional de cidadãos éticos e comprometidos com os valores da integridade. A iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio e fundamental, entre 6 e 17 anos, das escolas municipais e estaduais.    

Gestão estratégica – O “Portal Foco – Gestão Estratégica Orientada para Resultados” visa promover o direcionamento estratégico de todas as unidades do MPMT, em busca do aprimoramento das atividades administrativas desenvolvidas, da otimização dos recursos disponíveis e da melhoria na prestação do serviço público. A plataforma conta com estrutura de inovação e tecnologia que compartilha a atuação do Ministério Público nas áreas finalísticas e meio, alinhadas à direção estratégica institucional.   

Covid-19 – O “Painel Covid-19” é uma ferramenta tecnológica para acompanhamento das contratações realizadas em todo o estado no período da pandemia, desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI). A iniciativa busca auxiliar os membros da instituição e garantir agilidade no acompanhamento das compras destinadas ao combate ao Novo Coronavírus.

(Com informações do CNMP)

Fonte: MP MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here