Home Editorias Rondonópolis Secretaria de Saúde informa que não tem vacinação da segunda dose da...
fullinterna_3


Secretaria de Saúde informa que não tem vacinação da segunda dose da Coronavac nesta quinta (13)

| Por


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis informa que nesta quinta-feira (13) não terá aplicação de segunda dose da Coronavac/Butantã no Colégio Pindorama.   Aproveita ainda para solicitar que as pessoas que não fazem parte dos grupos etários específicos convocados para receberem a vacina contra a Covid-19 não se dirijam aos postos de vacinação para evitar cenas de aglomerações como as registradas nesta quarta-feira (12) na Escola Pindorama.

“Retomamos hoje, com o lote de mais de 900 doses que recebemos, a vacinação da segunda dose da Coronavac/Butantã para pessoas acima de 70 anos e todas foram aplicadas. Mas Infelizmente, hoje muitas pessoas de idades que não faziam parte do grupo etário convocado procuraram o Pindorama para tomar a segunda dose, tivemos lá pessoas com 40, 50 e 67 anos. Faço um apelo, é muito importante a colaboração da população para avançar com o processo de imunização que só procurem os postos quem estiver na faixa etária divulgada”, comentou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Amoroso.   

O Secretário alertou que quem não está no grupo prioritário definido pela equipe de imunização da SMS evite ir para os locais de vacinação com intuito de receber o imunizante contra doença causada pelo novo coronavírus. “Não adianta, não irá receber a vacina. Vai só gerar fila, tumulto e aglomeração, que é perigoso. Então, fique em casa e aguarde a convocação da nossa equipe de imunização”, comentou.

Em relação à atualização das segundas doses da Coronavac/Butantã, Vinicius revelou que o município aguarda a chegada de novas doses, que devem ocorrer nos próximos dias, para definir o cronograma. A estimativa da secretaria é de que em torno de 2750 pessoas aguardam para receber o reforço do referido imunizante.

 “Recebemos a informação hoje a tarde (quarta-feira) do Estado que o Ministério da Saúde liberou mais doses para Mato Grosso e Rondonópolis será contemplada. Chegando essas doses aqui da Coronavac, vamos efetuar a vacinação da nossa população”. 

Ele adiantou, porém, que os locais que serão aplicadas as doses do novo lote da Coronavac que irá chegar serão pré-definidos pela equipe de imunização da pasta. “É muito importante alertarmos que os locais onde as pessoas serão imunizadas com a segunda dose da vacina Coronavac serão pré-definidos. E nós também já distribuímos senhas para todas as pessoas que foram nesta quarta no Colégio Pindorama para que consigam ser vacinadas de forma segura e sem atrapalhar o ciclo de imunização delas. Foram mais de mil senhas, pedimos as pessoas que aguardem só mais um pouco que nos próximos dias estaremos divulgando com antecedência os locais onde serão vacinadas”. 

Vinicius destacou ainda que o município irá reforçar os meios de comunicação sobre os locais de vacinação, que hoje são mais de doze postos espalhados pela cidade.

 “Além dos meios de divulgação que já usamos, como tv, rádio, sites e das mídias sociais, vamos também utilizar carros de som, faixas. Vamos aumentar muito a nossa comunicação com a população. A gente encarecidamente pede que busquem literalmente os postos quando estiverem dentro do cronograma estabelecido pela nossa equipe”, frisou. “Não adianta ir aos locais sem ser na data definida no ‘vai que cola’. Não vai colar, como não colou nesta quarta”.

Comprovante de endereço

Vinicius informou ainda que a partir de agora será obrigatória a apresentação de comprovante de residência em Rondonópolis para receber a vacina contra a Covid-19. A determinação decorre do fluxo de pessoas de outras cidades buscando a imunização na cidade. 

“Nós vamos passar a exigir comprovante de residência no município a partir de agora, pois tem muita gente dos 21 municípios do entorno que estão vindo para cá se vacinar porque o processo de imunização de Rondonópolis está avançando muito. Com isso, queremos evitar o que aconteceu hoje, onde mais de 100 pessoas de outras cidades procuraram os nossos postos vacinação”, observou o secretário.

AstraZeneca 

Quanto à vacinação da primeira dose do imunizante AstraZeneca, a SMS comenta que segue com cronograma normal nos postos de vacinação nesta quinta-feira.  Na ocasião, poderão ser imunizadas pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades, pacientes oncológicos, garis (independente da idade) e pessoas que recebem BPC.

Esse público poderá procurar um dos seguintes locais de vacinação: Centro Cultural José Sobrinho e os postos de saúde Paineiras, Dom Osório, Padre Miguel, Pedra 90, Morumbi, Serra Dourada, Itamaraty, André Maggi e Cohab, e no Estádio Municipal Luthero Lopes (sistema drive-thru). O atendimento nos locais de vacinação será das 8h às 11h para mulheres e das 13h às 17h para os homens.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here