O atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, foi reconduzido ao cargo, após eleição nesta segunda (10), para um mandato de 4 anos. O pleito foi realizado na sede da federação, em João Pessoa. A chapa única, liderada de Borba, teve 27 dos 28 votos possíveis entre os Sindicatos de Produtores Rurais filiados à Faepa e aptos a votar. Foi registrada uma ausência.
A Faepa tem como missão representar e defender os direitos e interesses dos produtores rurais paraibanos, com foco no desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário paraibano.
Para este novo mandato, Mário Borba destacou dois desafios principais a serem enfrentados ao longo dos próximos anos: 1) a liberação definitiva do processo de inseminação artificial na Paraíba, entre outras práticas de manejo animal e 2) a condução de um acordo sobre a propriedade e continuação dos trabalhos da Emepa, após fusão realizada pelo Governo do Estado.
“Numa época em que a agricultura avança com ciência e tecnologia, a Paraíba não pode ficar parada nessa indefinição entre a Embrapa e o Governo do Estado. É preciso fazer um inventário da Emepa, que ainda não foi feito. Além disso, estamos há mais de 2 anos fazendo inseminação protegidos apenas por uma liminar e isso causa muita insegurança ao produtor”, afirmou.
Após a eleição, o próximo passo é a posse da diretoria eleita, prevista para o mês de julho. Compõem a direção da Faepa os representantes indicados pelos Sindicatos de Produtores Rurais espalhados pelos municípios, eles são a base da representação dos produtores rurais. Borba avaliou o resultado da eleição e fortalecimento do sistema de representação.
“Temos uma independência política de dizer o que é certo, o que é errado, de cobrar e também de reconhecer quando erramos. Isso tem trazido uma confiança do produtor rural. Essa eleição nos fortalece muito em nível de representação. Por isso gostaria de agradecer a todos os presidentes”, resumiu.
Diretoria eleita
Além da presidência de Mário Borba, a diretoria eleita é composta por:
1º vice-presidente: Vanildo Pereira da Silva (Alagoa Grande)
2º vice-presidente: João de Deus Rodrigues (Campina Grande)
Diretor secretário: Alberto Vieira de Atayde (Alagoa Nova)
Diretor secretário adjunto: Sérgio Martins (Caaporã)
Diretor financeiro: Carlo Alberto Patrício (Esperança)
Diretor financeiro adjunto: Tiburtino Cartaxo de Sá Filho (Sousa)
Histórico
Mário Borba está à frente do Sistema Faepa/Senar-PB desde fevereiro de 2001, quando assumiu de maneira provisória o comando da instituição. Ele foi eleito pela primeira vez em maio de 2003, desde então, segue como presidente da Federação e do Senar. Ele também é diretor-secretário da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br