
Um garoto de 10 anos foi transferido ontem (18) de Primavera do Leste, no sudeste do estado, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, com problemas respiratórios em decorrência da Covid-19.
O menino estava internado no Hospital Maternidade São Lucas desde domingo (14), quando foi hospitalizado para tratar sintomas da artrite, doença que ele já sofria. No entanto, no hospital foi diagnosticado com Covid-19, após apresentar problemas respiratórios.
Em decorrência da doença, o garoto está com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do pulmão. Com o agravamento do quadro, precisou de transferência urgente para UTI pediátrica.
A Defensoria Pública de Primavera do Leste ajuizou ação com pedido de urgência para a transferência do menino. A Justiça deferiu a liminar e determinou que a transferência para UTI pediátrica fosse realizada no prazo máximo de 24 horas, sob pena de bloqueio de ativos financeiros do governo do estado para o custeio do tratamento.
Segundo a família, o menino foi transferido por meio de UTI móvel. Até o momento, Mato Grosso tem 238.781 casos confirmados da Covid-19 e 5.574 mortes em decorrência da doença no estado.
