Home Chicote Após aval às particulares, Comitê de Rondonópolis decide em 15 dias sobre...
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Após aval às particulares, Comitê de Rondonópolis decide em 15 dias sobre públicas


| Fonte: Da Redação NMT com Assessoria
Comitê
Decisão do retorno das aulas presenciais na rede particular teve parecer da Vigilância Sanitária. Sobre as públicas, polêmica deve aumentar. Foto - Kawê - Gcom

Após liberar ontem (13) o retorno das aulas em sistema híbrido, permitindo o ensino presencial na rede particular de ensino, o Comitê de Crise da Pandemia de Rondonópolis analisará, em um prazo de 15 dias, se afrouxa também as regras para o sistema público.

A informação é da vereadora Marildes Ferreira (PSB), que representou o legislativo local na reunião para tratar da autorização a alunos menores de 12 anos reencontrarem as salas de aula na rede particular. Um novo decreto formalizando a decisão deve sair nesta segunda (15).

A discussão já veio se arrastando por dias e semanas, gerando um racha na opinião de pais e professores. Responsáveis por alunos da rede privada, todavia, criaram um grupo pró aulas presenciais, que inclusive fizeram diversas manifestações e carretadas na cidade.

A também vereadora, Kalynka Meirelles (REPUBLICANOS), foi uma das autoridades públicas que assumiu a condição de intermediadora entre o grupo e a Secretaria de Educação. Toda decisão, é baseada em um plano de contingenciamento, com normas a seguir. Já está em estudo um para a rede pública.

Para a rede privada, o Comitê decidiu respaldado em um parecer técnico da Vigilância Sanitária Ambiental, que garantiu a segurança dos alunos. Mesmo com a liberação, a Vigilância Sanitária irá manter a fiscalização e irá acompanhar diariamente as situações de risco em cada unidade.

O médico Rafael Mederi, professor do curso de medicina da UFR, apresentou recomendações de abertura e retorno às aulas presenciais ao Comitê, baseado em estudos europeus que comprovaram a baixa taxa de contaminação de crianças (menos de 1%), e a baixa transmissibilidade ocasionada por elas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here