Home Chicote Médico e deputado, Lúdio afirma que MT demorará três anos pra imunizar...
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Médico e deputado, Lúdio afirma que MT demorará três anos pra imunizar população com o ritmo atual


| Fonte: Da Redação NMT com OD

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), cobrou celeridade do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, na manhã desta quinta-feira (11), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para discutir o plano de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19).

Após o evento, o parlamentar falou para a imprensa que, se continuar a velocidade atual, Mato Grosso vai demorar três anos para vacinar toda a população. Até o momento, foram vacinadas em todo o estado cerca de 70 mil pessoas.

No total, a população mato-grossense soma mais de três milhões. Ao mesmo tempo em que a vacinação segue a passos lentos, o novo coronavírus avança e, atualmente, segundo Lúdio, passamos pelo “platô” da segunda onda.

“Mato Grosso tem a quarta maior taxa de mortalidade do Brasil, Mato Grosso tem um problema gravíssimo que é a alta mortalidade nas UTIs, Mato Grosso tem outro problema gravíssimo que é a inexistência de medidas governamentais mais duras para reduzir circulação de pessoas num momento dramático da pandemia num momento de reaceleração da taxa”, afirmou Lúdio. “Se as variantes genéticas novas circularem aqui no estado nós podemos viver cenários tão graves quanto o cenário que Manaus viveu recentemente”.

O parlamentar ainda afirmou que pretende realizar uma audiência pública a cada mês para acompanhar a situação da pandemia e da vacinação no estado de Mato Grosso. “Nós fizemos uma primeira audiência em dezembro, com a secretária interina, antes do início da vacinação. Assim que retomamos, agora em fevereiro, uma nova audiência, e a intenção é que façamos isso todo mês, a cada 30 dias um balanço da vacinação no nosso estado”.

“Há uma série de questões. Primeiro, a escassez de vacinas em todo o país por conta do não-planejamento do Ministério da Saúde, a irresponsabilidade do governo Federal. Segundo, há um plano nacional de saúde com muitas lacunas, que é um desserviço à história que o Brasil tem por meio de seu programa nacional de imunização. Só para dar um parâmetro, para comparar: Nós vamos levar três anos para vacinar toda a nossa população se for mantido o ritmo atual, no Brasil todo, não só aqui em Mato Grosso. O Brasil, em 2009, vacinou 80 milhões de pessoas em 90 dias contra a H1N1, olha a diferença entre o planejamento nacional”, declarou o deputado.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here