Home Cuiabá Até agora, o Estado de Mato Grosso recebeu 191,6 mil doses de...
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Até agora, o Estado de Mato Grosso recebeu 191,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19


| Fonte:
Mato Grosso
Até o momento, MT recebeu pouco mais de 161 mil doses da Coronavac e da Astrazeneca

Até agora, o Estado de Mato Grosso recebeu 191,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

Deste total, 68.450 já foram aplicadas entre os trabalhadores da área da Saúde, indígenas aldeados e idosos institucionalizados e os que estão na faixa etária partir dos 85 anos.

No Estado, o Município de Cuiabá lidera o ranking de imunização, com 24.095 aplicações, seguido de Rondonópolis (5.615), Sinop (3.376) e Várzea Grande (3.050), conforme dados do Localiza SUS, do Ministério da Saúde.

No entanto, a expectativa é imunizar 841.364 indivíduos que integram os grupos considerados prioritários e fazem parte das quatro etapas de imunização, em todo o Estado.

Para isso, são necessárias pouco mais de 1,6 milhão de doses.

Enquanto não há vacina disponível para toda a população, a Covid-19 segue fazendo vítimas.

Nos últimos 10 dias consecutivos, o Estado tem registrado mais de 20 mortes diárias em decorrência da doença.

Somente na quinta-feira (11), 27 pessoas perderam a luta contra o vírus.

Entre elas, Amália Curvo de Campos, de 96 anos, mãe do senador Jayme Campos e do ex-governador Júlio Campos, ambos do DEM.

Ela estava internada no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Amália Campos deixou 10 filhos, 23 netos e 30 bisnetos.

“Minha mãe sempre foi uma mulher muito zelosa e muito prestativa. Tinha por ofício a enfermagem e fundou o primeiro Posto de Saúde de Várzea Grande. Ela foi, durante 20 anos, presidente da Sociedade de Proteção à Maternidade e Infância da cidade. Minha mãe foi duas vezes primeira-dama de Várzea Grande, quando meu pai foi prefeito da cidade, nas décadas de 1950 e 1960”, lembrou Jayme Campos, em post no Facebook.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, lamentou o falecimento de dona Amália Curvo e decretou luto de três dias.

Em nota, Mendes e sua esposa, a primeira-dama Virginia Mendes, expressaram a tristeza pelo momento e desejaram o conforto de Deus para todos que sentirão a perda de dona Amália.

“Conhecemos dona Amália, mulher, mãe e avó zelosa e carinhosa, um ser humano admirável, que deixa um legado de amor à sua família e amigos. Desejamos que Deus ilumine seu caminho e dê força a todos os familiares para que possam superar esse momento difícil”, lamentaram o governador e a primeira-dama.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, também se disse consternado. “É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de uma das mulheres que simboliza a força e o respeito da família várzea-grandense”, postou. “Decretei luto oficial de três dias pelo valor inestimável de Amália Curvo de Campos para a cidade de Várzea Grande, para Mato Grosso e para nós que convivemos com ela e com seus mais próximo”, completou Baracat.

Desde o início da pandemia, o coronavírus já contaminou 230.485 pessoas e matou 5.401 residentes em todo o território mato-grossense.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, do total de casos confirmados até a tarde da última quinta-feira (11), foram notificados 230.485 casos confirmados, sendo que 7.511 pessoas estão em isolamento domiciliar e 216.567 estão recuperadas.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 277 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas.

PREVENÇÃO – As autoridades públicas lembram que já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Entre as medidas, lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e, se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Também deve evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here