Home Editorias Brasil Brasil já acumula quase 3 mil denúncias de fura-fila em vacinação da...
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Brasil já acumula quase 3 mil denúncias de fura-fila em vacinação da COVID


| Fonte: Da Redação NMT com O Globo
fura-fila
Entre os estados com mais relatos de fura-fila estão o Rio Grande do Norte, com 640; Minas Gerais, com 589; e Rio de Janeiro, com 413. Foto - REUTERS/Dado Ruvic

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no país, em 17 de janeiro, já foram registradas ao menos 2.982 denúncias de possíveis casos de “fura-fila” da imunização — o que significa que uma em cada 1.341 doses aplicadas no país teria sido endereçada a alguma pessoa fora dos padrões de prioridade estabelecidos.

Entre os estados com mais relatos de infrações estão o Rio Grande do Norte, com 640; Minas Gerais, com 589; e Rio de Janeiro, com 413. Os dados foram levantados pelo GLOBO junto aos Ministérios Públicos e às Ouvidorias Gerais dos estados.

Os MPs e as secretarias de Saúde vêm investindo em canais para receber denúncias da população, por e-mails ou mensagens de WhatsApp. Os relatos recebidos vão para as promotorias, que seguem com as investigações.

O fato do Ministério da Saúde ter delegado para os estados e municípios decidirem seus critérios de prioridade, segundo algumas críticas técnicas, contribui para a desorganização.

O Governo Federal, por sua vez, disse orientar que estados e municípios sigam as orientações coordenadas pelo PNI, que prevê ciclos de vacinação de acordo com os grupos prioritários definidos em estudos populacionais.

Como muitas denúncias ainda estão sob investigação, os MPs ainda não apontam os principais “furadores de fila”. Mas, entre os nomes já divulgados pela imprensa, há anônimos, funcionários públicos e seus familiares e políticos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here