Home Editorias Brasil Governo lança projeto Qualifica MT com apoio do deputado Thiago Silva
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Governo lança projeto Qualifica MT com apoio do deputado Thiago Silva


| Fonte: Da Redação NMT com Assessoria
Thiago

O Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou na última quinta-feira (4) o lançamento do Projeto Qualifica para capacitar com cursos técnicos a mão de obra dos trabalhadores da região sul e sudeste do estado. O deputado Thiago Silva destinou cerca de R$ 800 mil em emendas para a criação do projeto de qualificação.

O evento foi realizado na Escola Técnica Estadual de Rondonópolis e contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, equipe da Seciteci, vereadores, professores universitários e toda a comunidade.

“Neste momento de pandemia, o meu objetivo em destinar as emendas foi de qualificar a mão de obra do trabalhador para que ele possa conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, pois muitos perderam o emprego e precisamos ajudar a todos a gerar renda e garantir o sustento da sua família . Seguimos trabalhando forte pela inserção das pessoas que estão desempregadas no mercado de trabalho”, disse o deputado Thiago Silva.

O secretário Nilton Borgato destacou a parceria entre Estado, Senai e Assembleia com o mesmo objetivo de atender a demanda existente de qualificação, principalmente no interior do estado.

“A ideia é capacitar e qualificar mais pessoas para dar continuidade ao desenvolvimento do Estado. Nesta primeira etapa, contemplaremos a região Sul, mas em breve faremos a ampliação do projeto para outras regiões, por meio de novas parcerias e apoios, para realmente melhorar a realidade econômica e social do povo mato-grossense”, reforçou o gestor.

Neste primeiro momento, serão criadas 25 turmas, 620 vagas com carga horária de 160 horas e os cursos serão no período vespertino e noturno. As cidades beneficiadas são Rondonópolis, Poxoréu, Pedra Preta, Juscimeira, Paranatinga e Alto Araguaia.

Entre os cursos que serão ministrados tem opções de: operador de empilhadeira, assistente administrativo, costureiro industrial, salgadeiro, padeiro, eletricista predial, aplicador de revestimento cerâmico, mecânico de manutenção industrial e auxiliar de manutenção eletrônica.

A vereadora Kalynka Meirelles elogiou o trabalho feito pelo deputado Thiago e a Seciteci em prol da geração da população de Rondonópolis e região e disse que os cursos serão de grande importância para a população.

“O nosso propósito é transformar vidas, para a competitividade da indústria, então estes cursos estão pautados no desenvolvimento local. A ideia é exercitar nossa missão, por meio da oferta da educação profissional, da tecnologia, inovação, para fomentar o desenvolvimento dos municípios”, disse Lelia Brun, diretora regional do Senai Mato Grosso.

A inscrição para o projeto Qualifica será realizada a partir de 17 de fevereiro pelo site da Seciteci e Senai e as aulas iniciam no começo de março.

Prestigiaram o lançamento dos cursos a diretora da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis Marisa Bescovici, a Secretaria de Promoção e Assistência Social Neiva De Col, os vereadores Geovane e Flavio de Poxoréu, Lúcia Ferraz de Juscimeira, Rose Pires de Pedra Preta, Professora Vereadora Eva de Paranatinga e lideranças comunitárias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here