Home Destaque Parceria entre Senai e Governo de MT abrirá 500 vagas para capacitação...
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Parceria entre Senai e Governo de MT abrirá 500 vagas para capacitação profissional em Rondonópolis


| Fonte: Redação com Assessoria
vagas
Secretário da Seciteci, Nilton Borgato, o deputado Thiago Silva e a vereadora Kalinka na Escola Técnica de Rondonópolis (MT) / Foto: Assessoria

Um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secitei e o SENAI – MT abrirá, entre 17 fevereiro e 3 de março, 500 vagas para o projeto “Qualifica Seciteci”, que capacitará diversos jovens de Rondonópolis e região para o mercado de trabalho.

As aulas, previstas para iniciar a partir de 8 de março, abrigarão futuros profissionais para a área da construção civil, ramo têxtil, metalomecânica, alimentos e bebidas, além de energia. A cerimônia de abertura dos trabalhos foi realizada ontem (4) e contou com a presença de diversas autoridades, como o próprio secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato.

A vereadora Kalynka Meirelles (REPUBLICANOS), que vem atuando profissionalmente no ramo da construção e da corretagem de imóveis, nos últimos anos, testemunhou que a iniciativa é muito salutar e foi pensada criteriosamente para atender as demandas locais.

“É um ótimo projeto e é possível notar que não foi simplesmente uma capacitação lançada de qualquer maneira. Houve um estudo sobre as necessidades locais e, de fato, a demanda nos setores escolhidos é gigantesca e falta mão de obra qualificada. Esse curso tem um potencial imenso de evoluir a economia local”, comenta a parlamentar.

Outro fator elencado pela parlamentar é o foco em jovens que estejam em estado de vulnerabilidade social. Para a vereadora, o poder público deve entender cada vez mais a capacitação de pessoas próximas a entrar no mercado de trabalho como uma grande semente para o futuro.

“Infelizmente, as famílias e todos nós que sonhamos com dias melhores para estes jovens ficamos numa disputa desigual com o crime organizado. Muitos adolescentes são cooptados facilmente por bandidos para o trabalho no tráfico de drogas e suas ramificações porque estes meninos e meninas não enxergam outra perspectiva. A partir do momento que você abre os olhos deles para um novo horizonte, começamos a virar o jogo”, comentou Meirelles.

Quem também marcou presença na solenidade foi o deputado estadual, Thiago Silva (MDB), que, inclusive, foi um dos responsáveis a tornar o projeto viável ao destinar mais de R$ 800 mil de sua cota de emendas individuais para a fortificação do trabalho de capacitação profissional na região sul.

Apesar de ser sediado em Rondonópolis, os cursos receberão alunos interessados de Juscimeira, Pedra Preta, Alto Araguaia, Paranatinga e Poxoréu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here