Home Destaque Secretário de MT prevê “piora da situação” com mutação da Covid-19
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Secretário de MT prevê “piora da situação” com mutação da Covid-19


| Fonte: Da Redação NMT com Olhar Direto
Secretário
Foto - Rogério Florentino/OD

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, mais uma vez, não adotou discurso otimista e afirma que vê no horizonte uma situação ainda mais calamitosa, que a vista até o momento, com a mutação do novo coronavírus, observada em Manaus-AM e em outros cantos do Brasil e do mundo.

“Não torço para que minhas previsões se concretizem. Imaginávamos que continuasse crescendo 2% a taxa de ocupação por dia, ainda bem que isto não se concretizou. Estamos estacionados. Mas se chegar esta nova versão do vírus, que já está afetando principalmente o Amazonas, poderemos ter problema. Esta nova cepa tem capacidade de transmissão muito maior do que a original”, explicou ao site Olhar Direto.

Interior

A possibilidade do vírus se alastrar mais rapidamente preocupa sobre em relação ao interior, avalia Figueiredo. “Principalmente os municípios que estão mais distantes de um leito de UTI. A infecção cresce em uma velocidade muito grande e a distancia de um centro de atendimento pode ser significativa entre viver e morrer”, disse o secretário.

Mato Grosso voltou a ter uma taxa de mais de 70% de leitos ocupados e muitas gestões municipais que receberam recursos e de quem se esperava a criação de mais UTIs, como é o caso de Rondonópolis, não o fizeram ainda. “A pandemia não acabou ainda e precisamos tratar o assunto com cuidado”, finalizou.

Vacina

Sobre a vacina, o secretário também não foge do assunto e afirma que sequer é possível cravar uma data de quando todos poderão ser vacinados. “Não vai chegar tão cedo a todos”, resume.

Até o momento, já são 5.069 mortos em Mato Grosso, na pandemia.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here