Home Destaque Bolsonaro alfineta que “Sorriso-MT produz mais que a França…”
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Bolsonaro alfineta que “Sorriso-MT produz mais que a França…”


| Fonte: Da Redação NMT com informações Broadcast Agro
Bolsonaro Sorriso
O IBGE apontou que o município de Sorriso, em Mato Grosso, alcançou o maior valor de produção agrícola do país, em 2019: R$ 3,9 bilhões. Foto: Frederico Mellado / ARG

Em sua tradicional live de quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (28) várias novas agências da Caixa Econômica Federal – CEF para o país, sendo três delas para o estado de Mato Grosso (Sorriso, Canarana e Campo Novo do Parecis).

O presidente estranhou o “déficit” da CEF em Sorriso, cidade que é a maior produtora agrícola do país, e brincou sobre o potencial econômico da mesma. “Sorriso não tem agência? Produz mais que a França…”, alfinetou.

Guerra comercial

A fala do presidente não é à toa, a França, liderada por Emmanuel Macron, adversário ideológico de Bolsonaro, lidera um movimento na Europa de retaliação ao Brasil, em virtude dos produtos brasileiros, segundo acusam, serem extraídos na base da “destruição do meio ambiente”.

O embate, de acordo com acusações cruzadas, avança além das fronteiras ambientais e alcança a guerra econômica e comercial. Fato é que muitos países têm comprado a ideia de colocar o Brasil em uma lista de “inimigos das florestas”, o que tende a fazer o consumidor torcer o nariz.

Números de Sorriso

O IBGE apontou que município de Sorriso, em Mato Grosso, alcançou o maior valor de produção agrícola do país, em 2019: R$ 3,9 bilhões.

Sorriso foi o maior produtor nacional de milho e de soja: 3,2 milhões de toneladas de milho e 2,1 milhões toneladas de soja.

Números da França

A produção de soja da França, na safra 2018/2019, ficou em 400 mil toneladas, enquanto foram colhidas 12,6 toneladas de milho no país.

Com destaque na produção de beterraba e cevada, onde é a segunda maior produtora mundial, o país é considerado a maior potencia agrícola do lado ocidental europeu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here