Home Destaque MT recebe 24 mil doses da “vacina de Oxford” neste domingo (24)
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

MT recebe 24 mil doses da “vacina de Oxford” neste domingo (24)


| Fonte: Da Redação NMT
vacina de Oxford
Expectativa em torno da imunizante é alta, sobretudo por sua eficácia acima dos 80%, segundo a Fiocruz, só com a primeira dose... Foto - Governo Federal

No rateio estabelecido pelo Ministério da Saúde frente às duas milhões de doses da vacina feita em parceria pela farmacêutica Astrazeneza e a Universidade de Oxford, Mato Grosso ficou com 24 mil doses.

A expectativa é que a remessa mato-grossense chegue no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, neste domingo (23). A Fiocruz, que deve assumir a produção da imunizante, inicialmente feita na Índia, orienta dose única da vacina.

Uma dose

“Tratamos a segunda dose como um reforço. Não é uma vacina que precisa de duas doses, já que tem uma eficácia com a primeira dose. Dados científicos mostram que o esforço nesse espaço de tempo (120 dias) aumenta um dos componentes da resposta imune em cerca de 7x e eleva a eficácia para acima dos 80%”, explicou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.

O resultado mais efetivo que a CoronaVac, que também já iniciou a aplicação pelo Brasil, mas que depende mais de uma segunda dose para elevar a eficácia, tem gerado muita expectativa em torno da “vacina de Oxford”.

Prontos para distribuição

Em Mato Grosso, o Governo do Estado se prepara para enviar a nova remessa aos municípios da maneira mais célere possível. Assim como no primeiro lote da CoronaVac, a distribuição obedecerá critérios proporcionais e de grupos prioritários do Plano Estadual de Vacinação.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here