Home Editorias Brasil Deputado do PT quer LOCKDOWN pra “Mato Grosso não virar Amazonas”
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Deputado do PT quer LOCKDOWN pra “Mato Grosso não virar Amazonas”


| Fonte: Da Redação NMT com Gazeta Digital
lockdown

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) encaminhou um documento para o governador Mauro Mendes (DEM) solicitando que seja realizado um lockdown, ou seja, uma quarentena obrigatória, em todo o território estadual para evitar que a rede de saúde entre em colapso em fevereiro. Segundo o parlamentar, a medida é necessária para que Mato Grosso não vire um novo ‘Amazonas’, onde a situação é de calamidade por causa da covid-19.

“Se não forem adotadas quarentena rigorosa por no mínimo duas semanas, o que está acontecendo hoje no Amazonas pode acontecer em Mato Grosso em poucas semanas”, alerta o deputado.

O parlamentar, que também é médico sanitarista, afirma que o número de casos e mortes pela covid-19 no estado está em crescimento acelerado. A taxa de contágio também aumentou, chegando ao índice de 1,25, ou seja, cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 125.

No documento, Lúdio apresentou a projeção de que o sistema de saúde de Mato Grosso entrará em colapso no início de fevereiro. “O crescimento observado na taxa de ocupação de leitos de UTI adultos nos últimos 14 dias, de 56,1% no dia 06/01/2021 para 73,2% no dia 20/01/2021 (crescimento de 29,2% em 14 dias), o que aponta para ocupação total desses leitos até o dia 07/02/2021”.

O petista também alerta que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para crianças chegará ao colapso ainda em janeiro. E que sem uma quantidade de vacinas significativa, a medida restritiva é necessária para impedir um caso como o que ocorre no Amazonas, onde chegou a falta oxigênio para os pacientes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here