Home Destaque Governo de MT tem seis aeronaves de prontidão para distribuir vacinas pelo...
fullinterna_3
fullinterna_3
fullhome_1

Governo de MT tem seis aeronaves de prontidão para distribuir vacinas pelo estado


| Fonte: Da Redação NMT
vacinas
Plano Estadual de Vacinação inclui polos regionais de distribuição e apoio aéreo para agilizar abastecimentos. Foto - Ascom/MT

O Governo de Mato Grosso conta com a disponibilidade de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) – estrutura da área da Segurança Pública Estadual – para eventualmente agilizar a distribuição dos lotes de vacinas contra a COVID-19 que devem chegar ao estado, nos próximos dias.

Coronavac

Neste fim de semana, a ANVISA deu aval para o uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac (China) em parceria com o Instituto Butantan.

Esta vacina, aliás, será a responsável por imunizar a maior parte dos brasileiros, neste primeiro momento. Em testes, a eficácia da CoronaVac para inibir casos graves da doença foi de 100%.

Oxford

Também ganhou o “ok” do órgão a Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz.

A vacina de Oxford, como é mais comumente conhecida, também não registrou nenhum caso entre os testados que tenha evoluído para uma maior gravidade ou morte.

Distribuição começa nesta segunda (18)

Neste domingo (17), o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, já se pronunciou e disse que após a sinalização da ANVISA já solicitou ao departamento de logística que prepare os lotes de cada estado.

“Amanhã (18), às 7h, iniciaremos a distribuição das doses para todos os estados, com o apoio do Ministério da Defesa, com o deslocamento aéreo”, adiantou.

Governador e secretário vão à SP

vacina
Governador e secretário irão a SP participar de ato de recebimento das vacinas e início da distribuição. Foto – Reprodução

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vão participar nesta segunda-feira (18) do ato simbólico de recebimento das vacinas pelo Ministério da Saúde.

O ato está marcado para as 7 horas (horário de Brasília) no Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, que fica atrás do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Descentralização na distribuição das vacinas

No plano mato-grossense de distribuição, consta uma Central Estadual e mais quatro Centrais Regionais (Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop).

Serão montados, ao todo, 14 polos de distribuição e os materiais até os mesmos serão transportados com escolta promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa.

Seringas e agulhas “ok”

Nos próximos dias, os 141 municípios de Mato Grosso começam a receber também as agulhas e seringas que já se encontram em estoque.

Foi feita uma aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here