Home Destaque Deputado Claudinei visita Casa de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência de...
fullinterna_3
fullhome_1

Deputado Claudinei visita Casa de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência de Rondonópolis


| Fonte:
Mulheres

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) foi recebido pela Secretaria de Assistência Social de Rondonópolis (MT), Neiva de Cól, na tarde desta segunda-feira (4), para conhecer o funcionamento e a metodologia aplicada para o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica. Essa demanda atende a indicação de n.º 4.790/2019 do parlamentar que solicitou ao prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e vereadores do município o atendimento desta demanda.

Também, esteve presente a diretora da instituição Rose e a presidente da Associação de Mulheres de Mato Grosso de Defesa e Garantia dos Diretos das Mulheres do Estado de Mato Grosso (AMRRSMT), Sandra Raquel Mendes, que desde 2017, aguarda a concretização deste abrigo para as vítimas.

Tramitação

O gestor municipal realizou a aquisição do imóvel, no ano de 2018, segundo Neiva, e logo iniciaram o processo de organização para a implantação de uma casa para o acolhimento das vítimas e de seus filhos de até 10 anos de idade. “Agradeço a visita do deputado Claudinei e Sandra Raquel que estão nesta luta há bastante tempo. Preciso de uma forma bem tranquila, referenciar a atitude arrojada do prefeito. Em 2018, ele fez a aquisição de um espaço. Antes da casa estar pronta, toda organizada pelo município, ela tinha parceria com instituições que faziam o acolhimento. É uma casa de passagem, atenção psicológica e assistência social e, também, desenvolvemos um trabalho em rede com outras secretarias”, ressalva a secretária.

Na oportunidade, o deputado já se comprometeu a destinar emendas parlamentares para somar com a Casa de Abrigo neste ano de 2021. “Quero agradecer o prefeito, estamos visitando hoje e vendo o funcionamento in loco da Casa de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência que começou a funcionar em outubro de 2020. Isso foi uma luta nossa pela Assembleia Legislativa, fizemos requerimentos e indicações até para o governo estadual para que ajudassem também na implantação desta unidade em Rondonópolis. É uma luta com o município. Chegamos a fazer audiência pública na Câmara Municipal em 2019, cobrando a instalação desta casa e felizmente já está funcionando”, frisa Claudinei.

O parlamentar pediu para a secretaria estender ao prefeito o agradecimento por ter atendido este pleito e da sociedade em geral, em especial, as vítimas mulheres que além de serem agredidas e sofrerem violências, ficam desamparadas e longe de suas famílias, das suas casas e não tem um local para acomodar os seus filhos com total segurança.

Já Sandra agradeceu a todos os envolvidos nesta parceria e reconhece como essa Casa de Abrigo será a oportunidade de um novo recomeço para as vítimas de violência doméstica. “Queremos agradecer ao prefeito e ao deputado que desde o momento que o convidei para conhecer o nosso trabalho, ele sempre se colocou à disposição. Sabemos o quanto ele foi importante para que hoje tenhamos essa casa. Em nome de todas as mulheres que representamos em todo o estado de Mato GrossoA violência em Rondonópolis é absurda. Sucesso e que Deus esteja a frente deste projeto”, explana a presidente da AMRRSMT.

Casa – A prefeitura municipal através da Secretaria de Assistência Social de Rondonópolis realizou a aquisição do imóvel no valor de R$ 420 mil com recursos próprios, como, também, cerca de R$ 120 mil para a adequação, reforma e equipamento para atender o público específico.

Estatística – Conforme dados divulgados pela Superintendência do Observatório de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), entre janeiro a novembro de 2020, houve o aumento de 42% dos casos de feminicídio em relação ao mesmo período de 2019. Este ano foram 54 casos e 38 registros referentes ao ano passado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here