Home Editorias Brasil Distrito de Espigão do Leste almeja construção de delegacia de polícia
fullinterna_3

Distrito de Espigão do Leste almeja construção de delegacia de polícia


| Fonte:
delegacia

Os deputados estaduais Delegado Claudinei e Elizeu Nascimento, ambos do PSL, estiveram pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no início de dezembro, em Confresa (MT) e se reuniram com o empresário dos ramos da comunicação e agropecuária, Leonardo Natan, que reivindicou a necessidade da implantação de uma sede da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), no distrito de Espigão do Leste que pertence ao município de São Félix do Araguaia (MT).

Após este encontro, a Comissão apresentou na Casa de Leis, a indicação de n.° 4.795/2020 para a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) para atender essa demanda reivindicada, principalmente perante a criminalidade que acerca os pequenos produtores, moradores e comerciantes da região. “Os conflitos aqui são com a falta de segurança pública. Temos um índice crescendo como de qualquer região e aumento do tráfico. Já tivemos situações, de vivenciar assaltos durante o dia”, preocupa o empresário.

Encontro

Para ter um panorama sobre a atuação da Delegacia Regional da PJC que responde pelo distrito, Natan se reuniu nesta quarta-feira (16), junto ao delegado regional, Marcos Leão, que esteve junto aos parlamentares para apresentar as principais necessidades da instituição que atende 11 munícipios e dois distritos da região do Vale do Araguaia e, assim, serem discutidas com a Comissão de Segurança e solucionadas junto ao governo estadual.

“O propósito desta reunião foi realmente descobrir a real situação, porque não temos a polícia civil em Espigão. Claro que a conversa é aquela de sempre, falta de efetivo, o estado não realiza concurso público desde 2015. Agradeço o primeiro contato da Comissão de Segurança, em nos ajudar e viabilizar as informações sobre a situação. Abriram a oportunidade e deram uma luz no fim do túnel. Já o delegado Marcos foi bastante receptivo e atencioso com os nossos anseios”, comenta Leonardo.

Delegacia

Também, estiveram presentes no acontecimento com o delegado regional, integrantes da Associação de Moradores de Espigão do Leste (AMEL) e a vereadora eleita Irmã Ana (PSC) para obterem os esclarecimentos e ter os direcionamentos devidos para que em conjunto com a sociedade civil organizada e outros parceiros, possam concretizar a instalação de um prédio da polícia civil no distrito.

Leonardo conta que Espigão do Leste fica deslocado de outros municípios da região e, que Marcos, comentou que para remanejar os servidores teria que montar uma estrutura digna de trabalho para mantê-los na região e, consequentemente, proporcionar um conforto para que se sintam em casa. “Ele nos falou que chegou a apresentar um projeto em 2014, tanto que nos encaminhou para o conhecimento. Se colocou à disposição para ajudar e apoiar e que podíamos contar com ele, como parceiro. Mas, é necessário levantarmos o apoio com a comunidade, as gestões municipais e estaduais, reunirmos com o governador estadual para ele acatar a proposta de uma base da polícia civil aqui”, explica.

A elaboração de um projeto para a construção e terreno que se adeque a proposta da obra é uma das orientações iniciais passadas pelo delegado Marcos, explica Leonardo. Não é só Espigão, são diversas regiões que não tem polícia civil no município. “Através de parcerias, junto da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa e prefeitura municipal, acreditamos que será possível alcançarmos o nosso objetivo. Não será fácil para nós, vamos precisar de apoio para firmar o compromisso. Eu tenho certeza que teremos todo o êxito deste projeto”, salienta Natan.

Banco – Em 2013, o distrito contou com uma agência de banco expresso que ficava dentro de estabelecimentos comerciais. Infelizmente, os comerciantes se sentiram inseguros e suspendeu este tipo de serviço, explica Natan, que acrescenta que avaliaram não compensar o risco. “O Sicredi tem interesse de instalar aqui, mas a falta de segurança é uma das barreiras”, ressalva.

Região – A distância entre o distrito de Espigão do Leste à São Félix do Araguaia é de cerca de 230 km. Atualmente, conta com aproximadamente 3.500 habitantes, dispõe de aproximadamente 3.500 habitantes, com destaque no ramo do agronegócio devido as terras férteis que favorecem a produção de grãos em mais de 280 mil hectares.

Instituição – A Delegacia Regional também Vila Rica, Alto Boa Vista, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Terezinha, Luciara, Novo Santo Antônio do Rio das Mortes e o distrito de Nova Suia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here