Home Editorias Rondonópolis Rondonópolis recebe Selo Unicef por se destacar na garantia dos direitos de...
fullinterna_3
fullhome_1

Rondonópolis recebe Selo Unicef por se destacar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes


| Fonte: Da Redação c/Assessoria
Rondonópolis recebe Selo Unicef por se destacar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Rondonópolis conquistou o Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em reconhecimento às melhorias nos indicadores sociais relativos à garantia dos direitos e os avanços nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, no período de 2017 a 2020. De acordo com a Prefeitura, a divulgação do resultado, com os municípios certificados com a honraria, que visa estimular e reconhecer os avanços reais e positivos no que se refere à promoção, a realização e a garantia dos direitos da criança e dos adolescentes, aconteceu na terça-feira (8), em um evento virtual.

“Muito importante receber esse reconhecimento internacional dos avanços da administração pública nesta área de proteção das crianças e adolescentes por parte de uma instituição internacional como a Unicef, que é ligada à Organização das Nações Unidas”, avaliou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Neiva de Cól.

De acordo com informações, dos 1.900 municípios, participantes da edição 2017-2020, de 18 estados, do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira, 431 receberam o título. Em Mato Grosso, 79 municípios participaram. Destes, além de Rondonópolis, somente outros nove foram contemplados.

“Com planejamento e união das pastas (Saúde, Educação e Assistência Social), cumprimos todas as metas e somos o único município entre os mais populosos de Mato Grosso que conquistamos o selo, apresentando avanços, acima da média nacional”, destacou a secretária.

Avaliação

O Selo Unicef avalia os projetos existentes nos municípios inscritos, sob a ótica dos eixos do impacto social, gestão de políticas públicas e mobilização, participação e controle social. Além disso, são premiados os municípios que demonstram o compromisso com a infância e juventude, por meio de ações nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

A adesão do selo é espontânea e ao participar o município segue a metodologia proposta. Conforme a Unicef,o ciclo do selo tem a duração de quatro anos e neste período os participantes fazem a adesão, participam de capacitações, recebem suporte técnico da equipe Unicef e seus parceiros, desenvolvem o plano de ação, mobilizam a comunidade local, acompanham a evolução dos indicadores sociais, são monitorados e ao final são avaliados.

Indicadores

Ao todo foram 11 os indicadores sociais avaliados pela comissão julgadora do Selo Unicef 2017-2020. “São indicadores que estão ligados a saúde, educação e assistência social”, disse a secretária Neiva.

Cita Neiva  que na educação, por exemplo, estão as estratégias traçadas para minimizar a evasão escolar. Na saúde, a questão da vacinação e da mortalidade infantil. Por outro lado, na assistência social, indicadores que passam pela cidadania e fortalecimento de políticas públicas para infância e os adolescentes, entre outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here