Home Editorias Brasil Comissão da AL intervém para construção de nova Derf em Confresa
fullinterna_3
fullinterna_3

Comissão da AL intervém para construção de nova Derf em Confresa


| Fonte:
comissão

Os deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Elizeu Nascimento (DC) que integram a Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (7), se reuniram com o delegado regional da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), Marcos Leão, e o prefeito de Confresa (MT), Dr. Ronio Condão (PP), para discutir sobre a doação de terreno de 12 mil m² para a construção de nova sede da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf).

De acordo com Marcos, desde 2015, foi aprovada a lei na Câmara Municipal de Vereadores para a doação de área do município ao Estado. Ele explica que a intenção é aproveitar a emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil concedida pelo deputado federal Neri Geller (PP) para a construção de sede própria da Derf que, atualmente, está locada em um imóvel do município.,

Deputados conhecem o terreno de 12 mil m² a ser doado pelo município ao governo estadual

Terreno

O delegado regional informou aos parlamentares que já está em fase de execução o projeto arquitetônico pela prefeitura municipal junto com a Engenharia de Execução Estratégica da PJC. “É necessário fazer este termo de doação e ser assinado. Estamos tentando formalizar. A obra vai ser executada pelo município e não pelo Estado. Então, tudo depende do prefeito. A Derf está no centro, queremos tirar de lá, a gente vai conseguir colocar os veículos apreendidos nesta nova área”, explica.

Após as informações obtidas pelos deputados, eles se reuniram com o prefeito para chegarem a uma definição. Conforme o prefeito Ronio que foi reeleito nas eleições deste ano, esclareceu que o período eleitoral impediu acelerar o processo de doação da área, mas que vai providenciar para que a PJC não perca o recurso parlamentar para a construção da Derf.

Segundo Delegado Claudinei que preside a Comissão de Segurança, o prefeito foi bem prestativo em atendê-los e escutar este anseio para o repasse da área doada ao governo estadual e, assim, dar prosseguimento a construção da nova sede da Derf. “Realmente, é preciso correr contra o tempo para que a PJC não perca essa emenda federal. Afinal, este é um apoio de suma importância para o fortalecimento da polícia civil que necessita de espaço, até mesmo, para abrigar os veículos apreendidos”, explica.

“Nós estamos aqui hoje, pela Comissão de Segurança, a questão do Araguaia que tem a fama do Vale dos Esquecidos. Temos um compromisso bem grande de ter a liberação deste terreno primeiramente para que possamos ter condições de angariar mais recursos para as forças de segurança”, pontua Elizeu que é membro titular da Comissão.

Complexo

Um dos planos futuros para Confresa será a implantação do Complexo de Segurança Pública na área doada pela prefeitura. Leão apresentou o croqui aos integrantes da Comissão de como seria distribuído às instituições de segurança pública. Além de prédios da PJC, no documento é apontado a distribuição das áreas para a instalação do 10° Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) – com área de cerca de 5 mil m² – , Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Núcleo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

O delegado regional avalia que é um processo e sabe que teriam que levantar recursos financeiros para a concretização destas novas unidades. “Se a gente conseguir construir este complexo de todas as forças de segurança, com uma emenda coletiva da bancada federal vai ser um avanço bastante grande. É só a gente fazer a nossa parte”, sugere Nascimento.

Na oportunidade, o prefeito solicitou um apoio dos parlamentares na saúde e, consequentemente, ambos se comprometeram a avaliar as reivindicações para destinar emendas parlamentares para o reforço nesta área.

Instituição – A Delegacia Regional atende Confresa, Vila Rica, São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Terezinha, Luciara, Novo Santo Antônio do Rio das Mortes e os distritos de Nova Suia e Espigão do Leste.

Profissionais da PJC que atende a Delegacia Regional de Confresa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here