Home Cuiabá VOLTA ÀS AULAS : Cuiabá finaliza plano de retorno as atividades presenciais
fullinterna_3
fullinterna_3

VOLTA ÀS AULAS : Cuiabá finaliza plano de retorno as atividades presenciais


| Fonte:
plano

Desde o mês de abril, por conta do Decreto nº 7.890, publicado na versão digital da Gazeta Municipal, os profissionais da Educação discutem a adoção de medidas que permitam a retomada gradativa e segura das atividades presenciais nas unidades educacionais da rede pública municipal de Educação. Trata-se do Plano Estratégico de Retorno às Atividades Presenciais da Rede Municipal de Cuiabá. que contém protocolos de biossegurança e orientações para o ensino híbrido.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o plano traz os protocolos de biossegurança e orientações para o ensino híbrido. Elaborado pela equipe técnica da Secretaria, o plano leva em conta as peculiaridades da COVID-19, ou seja, sua alta taxa de contaminação e contágio, e as orientações dos órgãos de Saúde e da Vigilância Sanitária do Estado, do Município e do Governo Federal, do Conselho Nacional de Educação, o Manual de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os materiais produzidos pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eng. Oscar Amélito e a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo.

“Nosso objetivo é apresentar às equipes gestoras um roteiro básico com sugestões a partir de um olhar mais próximo da realidade e da rotina das unidades educacionais da rede pública municipal de Educação, possibilitando a adoção de todas as medidas possíveis para que os estudantes e profissionais possam retornar às atividades de forma segura, evitando a propagação do vírus entre toda a comunidade educacional”, salientou a secretária de Educação.

Edilene Machado destacou que ainda não há uma data prevista para o retorno das aulas, mas a Secretaria de Educação e as unidades educacionais da rede estão preparadas para quando houver essa definição.

“É importante que a comunidade escolar esteja mobilizada nesse processo repensando as questões pedagógicas, de reorganização da rotina e o diálogo com as famílias, para que possamos garantir o direito à aprendizagem a todos os estudantes”, ressaltou.

Dentro da estratégia para a implementação dos protocolos de biossegurança a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou  para as unidades educacionais dispenser para álcool, tapetes sanitizantes, produtos para desinfecção do espaço, máscaras para os estudantes e profissionais entre outros itens.

O Plano foi elaborado a partir de eixos, o primeiro trata dos protocolos de biossegurança no espaço da unidade educacional e  o segundo aborda o processo pedagógico articulado aos protocolos de segurança com orientações que vão desde a preparação da unidade antes do inicio das atividades escolares, procedimentos de acolhida dos estudantes, aulas, distanciamento físico, alimentação escolar, planejamento e organização pedagógica presencial e não presencial, metodologias de trabalho para o Ensino Híbrido, planejamento das aulas e atividades, entre outros.

De acordo com o plano, os pais poderão optar pelo ensino híbrido ou à distância (EAD).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here