Home Destaque Bustamante discute situação orçamentária da segurança pública com a Comissão da AL
fullinterna_3
fullinterna_3

Bustamante discute situação orçamentária da segurança pública com a Comissão da AL


| Fonte:
orçamentária

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Alexandre Bustamante, vai participar da 5ª reunião ordinária remota com a Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta terça-feira (01), às 8h, para apresentar as principais demandas da pasta do governo estadual.

Na oportunidade, os integrantes parlamentares vão analisar as reivindicações e, assim, verificar a inserção de emendas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. De acordo com o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança, Delegado Claudinei (PSL), foram identificadas algumas situações que necessitam de urgência para serem atendidas no próximo ano, após os levantamentos realizados nos polos regionais da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Mato Grosso.

O presidente adianta que a situação das sedes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) precisam de melhorias nas estruturas físicas, humanas e materiais. “Realmente, de todas as unidades que visitamos, todas estão em situações deficitárias, necessitando de uma atenção urgente!”, preocupa Claudinei.

Ele ressalva que o efetivo nas instituições das forças de segurança precisa de uma atenção, sendo uma das soluções a nomeação dos aprovados nos concursos públicos para atender os Sistemas Socioeducativo e Penitenciário, como, também, o lançamento de editais de concursos para as Polícias Militar (PM) e Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso já que carecem de profissionais em todo o Estado.

“Reconhecemos o trabalho do governo estadual e do secretário Bustamante, dos investimentos na segurança pública, mas vai precisar de muito mais. Principalmente, efetivo de pessoal. Há mais de 150 aprovados para o cargo de delegados de polícia e, muitas delegacias regionais precisam deste reforço em suas regiões. Já faz alguns anos que não ocorrem concursos para os cargos de escrivães e investigadores”, explica o parlamentar.

Risp – Os polos regionais de Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Alta Floresta, Água Boa, Guarantã do Norte, Sinop e Juína. Para concluir os devidos levantamentos nos 15 polos da Risp, a Comissão de Segurança ainda vai atender Vila Rica, Várzea Grande e Cuiabá.

Reunião – Em relação às normas estabelecidas pela Casa de Leis devido à Covid-19, o local da reunião será na sala de reuniões Deputada Sarita Baracat da Casa de Leis – por meio de videoconferência. A transmissão ocorrerá pela TV Assembleia via satélite, pelos canais 30.1 e 30.2 (aberto HD Digital), 330.2 (Sky HD), 10 (Net TV) e 16 (a cabo) com abrangência para atender todo o estado de Mato Grosso.

Além de Claudinei, também integram a Comissão de Segurança Pública o vice-presidente Sílvio Fávero (PSL), os membros titulares Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (DC) e Ulysses Moraes (PSL).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here