
O investigador da polícia civil, Gerson Luiz Moreira (MDB), eleito vereador em Rondonópolis, tem como uma de suas metas a de lutar por mais leitos de UTI na cidade.
Um dos 13 novatos entre os 21 vereadores vitoriosos das eleições do último dia 15, Gerson perdeu a mãe para a COVID-19, em 2020.
Em conversa com o NMT, nesta semana, o investigador relembrou a dor que passou com a família e a sensação de impotência frente a precariedade da saúde local.
Tragédia quase foi maior
A doença que assola o mundo, por pouco, também não levou seu pai, que acabou salvo pela rede privada.
“Eu senti na pele o que é você precisar de um leito de UTI e não ter. Perdi a minha mãe e meu pai pegou COVID também com 87 anos e não tinha leito no SUS. A gente teve que ir para rede privada e aí você sabe como que é… Gastamos o que tínhamos e o que não tínhamos, mas, graças a Deus, ele se recuperou”, conta.
Causa pessoal
Eleito em um dos partidos mais concorridos da cidade e que possui, inclusive, o maior número de filiados, Gerson diz que quer montar uma frente parlamentar para ampliar a oferta de UTIs locais.
Sem médico
O parlamentar eleito afirma que outra demanda observada em suas andanças pelos bairros é a falta de profissionais para atender a população.
“Conversando com moradores, vemos que o prefeito (Zé do Pátio – SD) fez muitos postos de saúde, mas a maior reclamação dos moradores é que falta médico”, expõe.
Serviço prestado
Com quatro aprovações em concursos públicos no currículo, Gerson acredita que seu trabalho como líder comunitário fez a diferença pra levá-lo à vitória nas urnas.
“Atuei mais de cinco anos na Delegacia Especializada de Desídios de Trânsito. Então, acredito que esse trabalho de base, por ser da área da segurança também, englobou e nos ajudou a sairmos vencedores”, avalia.
Trânsito moderno e inteligente
O trânsito, aliás, é uma grande preocupação de Gerson, que defende que a cidade se modernize no setor.
Além de defender a ampliação de vias e obras estruturantes, o especialista em segurança pública crê ser necessário investimentos urgentes em sinalização semafórica.
“Precisamos de um novo modelo de semáforos, um sistema inteligente que consiga fazer frente a 185 mil veículos e 75 mil motocicletas que a cidade possui”, acrescenta.
Ao lado do funcionalismo
O investigador adianta ainda que estará junto aos servidores públicos em tudo que for “realmente viável” para a classe trabalhadora.
“Sou de uma família de 10 policiais, que também tem professores e outros vários servidores públicos, tanto do Município quanto do Estado. No que for realmente viável, nós vamos estar ali aprovando e acompanhando para buscar melhorias, até para que esses serviços possam ser desenvolvidos sempre da melhor forma possível”, ressalta.
Sem se opor à cidade
Apesar do seu partido não ter apoiado a reeleição do atual prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), o vereador eleito afirma que estará pronto para auxiliar o Executivo Municipal em tudo que for bom para a cidade.
“A população de Rondonópolis elegeu Zé Carlos do Pátio. Então, com certeza, não sou eu que vou contra o prefeito, pois estaria contra a população”, resumiu.
