Home Editorias Brasil Na Ilha do Marajó, Bolsonaro anuncia medidas para estimular a economia e...
fullinterna_3
fullinterna_1
fullinterna_3

Na Ilha do Marajó, Bolsonaro anuncia medidas para estimular a economia e preservar o meio ambiente


| Fonte:
Bolsonaro

A CAIXA anunciou nesta sexta-feira (09/10) um pacote de medidas para estimular a economia e para promover a preservação do meio ambiente. Durante visita à Agência-Barco da CAIXA Ilha do Marajó, ancorada no município de Breves (PA), o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, ao lado do presidente
da República, Jair Bolsonaro, lançou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf CAIXA) e o CAIXA Refloresta, que vai financiar projetos de plantio de árvores em todas as regiões do país.

O banco fechou ainda parceria inédita com o Ministério da Mulher, Família e Direito Humanos (MMFDH) para que a pasta possa utilizar as dependências das Agências-Barco da CAIXA para levar os serviços de atendimento oferecidos pelo Ministério às mulheres ribeirinhas.

“A CAIXA apresenta grandes ações e resultados graças ao empenho dos empregados e dos nossos parceiros. Nós temos a missão de ajudar o país a se desenvolver, gerar renda, emprego, manter a sustentabilidade e ser o braço direito na execução das políticas públicas do Brasil”, afirma Guimarães.

Agências-Barco

Nesta sexta-feira (09/10), o presidente da República, Jair Bolsonaro, a convite do presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, conheceu as instalações da Agência-Barco Ilha do Marajó, uma das duas unidades itinerantes da CAIXA.

A Agência-Barco preenche a necessidade de atendimento bancário de populações ribeirinhas da Amazônia. Elas sofrem pelas dificuldades de acesso às regiões e as Agências-Barco diminuem os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos.

“A CAIXA é o banco de todos os brasileiros. E, por isso, estamos em todos os cantos do país com mais de 55 mil pontos de atendimento à população. Vamos estar sempre perto dos que mais precisam”, disse Guimarães.

Os barcos fazem uma viagem por mês, partindo de seus locais de origem e ficam, em média, dois dias em cada localidade. Possuem os mesmos serviços de uma agência convencional em terra, além do mesmo horário de funcionamento. Além da Agência-Barco Ilha do Marajó, que navega por diversos municípios do Pará, a CAIXA possui a Agência-Barco Chico Mendes, que percorre cidades do Amazonas.

Pronaf CAIXA

Lançado nesta sexta-feira (09/10), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) CAIXA vai disponibilizar R$ 1,4 bilhão para o financiamento dos custos de produção. O agricultor familiar poderá utilizar os recursos para aquisição de sementes, fertilizantes, vacinas, entre outros insumos.

A taxa de juros será de 4% ao ano e o cliente terá 14 meses para pagar. O valor máximo do empréstimo será de R$ 250 mil. “A agricultura familiar é a base do nosso agronegócio. E a CAIXA não poderia deixar de ajudar o homem do campo que movimenta a economia do país”, avalia Guimarães.

O Pronaf CAIXA vai atender as seguintes culturas: café, cana-de-açúcar, maçã, milho, soja e uva. Para contratar, basta que o cliente procure a agência do banco de sua preferência.

CAIXA Refloresta

O CAIXA Refloresta tem como objetivo financiar a execução de projetos de plantio de árvores em todas as regiões do país. Ao todo, serão milhões de árvores que vão contemplar os principais biomas brasileiros, dentre eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Para isso, devem ser investidos recursos do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA) por meio da assinatura de Acordos de Cooperação Financeira com os agentes executores selecionados. “A proteção do meio ambiente é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Por isso, a CAIXA vai investir no plantio das árvores de maneira integrada com o desenvolvimento social e econômico”, explica o presidente Pedro Guimarães.

O primeiro passo do programa foi a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a CAIXA e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na última terça-feira (06/10), em Brasília.

Com a formalização da parceria, será elaborado, em conjunto com o SFB, um edital de chamamento público destinado a selecionar instituições responsáveis pela execução das ações de plantio.

Acordo de Cooperação com o MMFDH Com o acordo de cooperação técnica da CAIXA com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), o banco passa a disponibilizar o espaço das Agências-Barco para a realização do atendimento itinerante dos Serviços Disque Direitos Humanos – Disque 100 e o Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180, de responsabilidade da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do MMFDH.

As comunidades ribeirinhas e a moradores de cidades dos estados do Amazonas e do Pará, que não dispõem dos canais presenciais destes atendimentos, poderão ser acolhidos pelos servidores do MMFDH nas dependências das embarcações, com toda a comodidade oferecida pelo banco.

O Acordo de Cooperação tem duração de 24 meses, podendo ser prorrogado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here