Home Editorias Geral Em formato digital, ACIR mantém “feira da empregabilidade”
fullinterna_3
fullinterna_1
megafullx

Em formato digital, ACIR mantém “feira da empregabilidade”


| Fonte:
empregabilidade
Ernando Cabral Machado, presidente da ACIR

De 14 a 18 de setembro, a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis – ACIR espera encaminhar, pelo menos, 140 novos empregos na cidade.

Isto porque a agremiação manteve, mesmo com a pandemia, a chamada “feira da empregabilidade”, que em 2020 chega em sua terceira edição.

Com um formato totalmente digital, em seu próprio site ou por meio de um aplicativo, técnicos da ACIR mediam a relação entre ofertantes de vagas e postulantes da mesma.

Mediadora

Em suma, a ACIR assume um papel de busca ativa junto as empresas, monta um acervo de postos de trabalho vagos, enquanto direciona interessados.

“O custo de seleção dos profissionais que as empresas demandam não é barato, é caro. Depende de psicólogo, RH, entrevista e, muitas vezes, a empresa acaba fazendo um processo simples, em virtude disso.”, pontua o presidente da ACIR, Ernando Machado.

Não é hora de errar

O grande problema, segundo Ernando, é que uma seleção errada não é um mero aborrecimento, mas um custo agregado ao empresário.

“Quando há a captação errada, fica mais caro ainda. Vem a rescisão precoce, perde-se o tempo com aquele perfil equivocado e isso é prejudicial às contas da empresa”, destacou.

Compromisso

Dentro deste prisma, a ACIR atua como filtro, realizando o processo inicial de pré-seleção e já encaminhando para as detentoras das vagas os perfis condizentes.

“A função da ACIR é cooperar o máximo que puder no desenvolvimento social e econômico das empresas e consecutivamente da cidade”, resume Ernando.

O gerente

O gerente administrativo da ACIR, Robson Neves, explicou que mesmo após a semana permanecerão cadastrados nos arquivos da associação os currículos para acesso das empresas interessadas.

A semana da empregabilidade, porém, segundo ele, é o momento de acelerar e renovar tanto a disponibilidade de vagas como a oferta de currículos.

Para todos

Não há nenhum tipo de foco em área de atuação ou mesmo qualificações exigidas para o pleito, mas Robson elencou quais são as tendências atuais.

“Estamos recebendo para vários segmentos de trabalho e desde pessoas recém-formadas, outras cursando faculdades, que terminaram segundo grau e até mesmo pessoas que não o terminaram. Maioria são níveis intermediários, com experiência de auxiliar administrativo e prestação de serviços”, ilustra.

Construção civil em alta

Sobre as vagas oferecidas pelas empresas, o gerente adianta que nada vem crescendo mais do que o mercado de construção civil.

“Sobretudo na requisição de trabalhadores do sexo masculino. Não estamos conseguindo suprir a necessidade. Apesar de todo esse período pandêmico, existem muitas vagas disponíveis”, elenca.

Dica

Robson alerta que no ato do cadastro é preciso o trabalhador preencher o maior número de campos possíveis, já que estas informações ampliarão as vagas que este poderá ser direcionado.

Especificamente na semana da empregabilidade, a ACIR abre espaço até mesmo para empresas que não sejam associadas divulgarem suas vagas.

Boa projeção

A expectativa, segundo Robson, é chegar ao fim da semana com uma realidade positiva como a de 2019, onde mil pessoas foram cadastradas, mesmo com as peculiaridades de 2020.

“Essa feira sempre foi realizada em maio, mas em virtude desse período difícil de pandemia tivemos de repensar. Nos dois primeiros dias dessa semana, porém, já tivemos 150 novos cadastros e a expectativa é termos, pelo menos, 700 novos currículos até a sexta. Pretendemos ver efetivadas, no mínimo, 20% deste total, ou seja, cerca de 140 pessoas no mercado de trabalho”, finalizou.

Responsabilidade social

Para quem estiver em busca do emprego e não tiver acesso à internet, a ACIR disponibiliza um suporte telefônico para garantir a inscrição.

Os telefones de contato da ACIR são o (66) 3439 8000 e o (66) 999090254 (WhatsApp). Interessados de cidades vizinhas também são aceitos.

Robson Neves, gerente administrativo da ACIR
megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here