Home Destaque Secura: Rondonópolis não deve ter chuva nos próximos dias
fullinterna_3
fullinterna_1
fullinterna_3

Secura: Rondonópolis não deve ter chuva nos próximos dias


Em Rondonópolis são mais de 100 dias sem chuva. As temperaturas altas e a ausência de chuva tem colaborado para a queda da umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

| Fonte: Gabriel Fagundes
Secura: não há previsão de chuva para os próximos dias em Rondonópolis

Assim como em Cuiabá, Rondonópolis não deve ter chuva pelos próximos dias, devido a anticiclone atuando no centro de Mato Grosso e a falta do corredor de umidade que deveria sair da Amazônia para o estado.

As informações foram repassadas pelo professor de climatologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques, Cuiabá, ao site G1.

De acordo com ele, o anticiclone está há muito tempo centrado em Mato Grosso e o ar que já estava muito seco quando chega de cima para baixo, aquece mais.

Em Rondonópolis são mais de 100 dias sem chuva. As temperaturas altas e a ausência de chuva tem colaborado para a queda da umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.

Leia mais: Assustador | Clima de deserto é registrado em Rondonópolis

Um dos principais fatores das temperaturas mais altas neste ano é o anticiclone, uma região de pressão que o ar quente e seco chega de cima.

O anticiclone está há muito tempo centrado em Mato Grosso e o ar que já estava muito seco quando chega de cima para baixo, aquece mais.

Conforme o o 9° Distrito de Meteorologia, a última chuva em Cuiabá foi no dia 22 de maio. Ou seja, já são mais de 110 dias sem chuva.

Baixa umidade relativa do ar

Rondonópolis tem registrado nas últimas semanas um clima de deserto, com 9% de umidade relativa do ar. Além disso, um forte calor de 40ºC, mas com uma sensação térmica ainda maior, foi sentida pelos moradores.

Conforme a previsão do tempo, a situação na cidade deve piorar ainda mais nesta sexta-feira (11), quando a mínima prevista é de 7%. Este nível de baixa umidade relativo do ar é considerada de emergência. Para se ter uma ideia, a umidade do deserto do Saara, na África, chega a 15%.

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here