Home Editorias Agricultura TEMPO | Centro-Oeste com calor extremo nessa próxima semana
fullinterna_3
fullinterna_1
megafullx

TEMPO | Centro-Oeste com calor extremo nessa próxima semana


| Fonte:
centro-oeste
Cuiabá, capital de Mato Grosso

A região mais castigada pelo intenso calor nesta semana será o Centro-Oeste com tardes escaldantes e tórridas no Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e em Goiás. Mesmo o Distrito Federal, a despeito da maior altitude, deve ter tardes de calor intenso.

Cuiabá pode chegar a 43º

Primeiramente, o Mato Grosso, em especial, terá calor extremo. Cuiabá, que teve 40ºC mais uma vez hoje, deve ter 40ºC a 41ºC na segunda, 39ºC a 40ºC na terça, 41ºC a 42ºC na quarta, e 41ºC a 43ºC na quinta, na sexta e no sábado. O começo da semana que vem seguirá com marcas de 41ºC a 43ºC, logo não se descarta que o recorde de máxima absoluta desde 1911 de 42ºC seja quebrado.

No caso do Centro-Oeste, o tempo extremamente seco com índices de umidade relativa do ar em muitas localidades em patamar de deserto, logo abaixo de 10ºC com marcas de 6% a 8% em alguns municípios, será um enorme agravante para o risco de queimadas nos próximos sete a dez dias.  Por outro lado, as condições serão extremas de risco de fogo. Focos podem rapidamente se alastrar após ignição e havendo vento moderado a forte uma queimada pode se transformar em um grande incêndio em questão de horas. Tal cenário preocupa se considerarmos a persistência do fogo que não cessa e está devastando a área do Pantanal.

O sudeste

Também o Sudeste do Brasil terá uma semana muito quente. Em São Paulo, cidades do Oeste e do Norte paulista terão o calor mais intenso com marcas perto ou ao redor de 40ºC em algumas cidades. Na capital paulista, o calor se fará também presente em alguns dias. Nesta primeira metade da semana, a temperatura não chega a estar tão alta, mas as tardes de quinta a sábado serão muito quentes na cidade de São Paulo, podendo os termômetros marcar 33ºC a 35ºC nos bairros mais quentes. Assim, não se descarta que a cidade de São Paulo tenha o seu dia mais quente de 2020 nesta semana.

No Rio de Janeiro, na cidade do Rio, o calor mais intenso será sentido igualmente na segunda metade da semana com marcas possivelmente de 35ºC ou mais. Os mineiros não vão escapar também do calorão. No Triângulo, na região de Uberlândia, onde o calor intenso tem sido uma reclamação constante, a temperatura se eleva mais ainda nesta semana com máxima de 34ºC a 36ºC e que em alguns pontos podem chegar a 37ºC e 38ºC.

Assim como no Centro-Oeste, o tempo muito seco e a temperatura significativamente alta devem trazer risco extremo de fogo no Sudeste, em particular no interior do estado de São Paulo e em Minas Gerais, podendo qualquer queimada sair fora de controle com enorme rapidez.

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here