Home Destaque Delegado Claudinei garante inclusão digital para projetos sociais da Acadepol – MT
fullinterna_3
fullinterna_1
fullinterna_3

Delegado Claudinei garante inclusão digital para projetos sociais da Acadepol – MT


| Fonte:
Claudinei
Delegado Claudinei viabiliza internet para atender projetos sociais na Acadepol - MT

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) viabilizou a instalação de internet banda larga via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) na Academia da Polícia Civil de Mato Grosso (Acadepol), em Cuiabá (MT), para atender projetos sociais de inclusão digital para comunidades vulneráveis da região que está instalada a instituição. Este benefício faz parte do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) do governo federal.

Inicialmente, o parlamentar solicitou apoio ao deputado federal José Medeiros (PODE) para realizar a intermediação junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com a confirmação positiva por parte do governo federal, Claudinei entrou em contato com o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Feconseg) para intermediar e apontar as principais instituições que necessitam dos recursos tecnológicos de informação e comunicação.

Para o deputado Claudinei é importante diminuir o analfabetismo digital e proporcionar tecnologia de ponta para os munícipes de Mato Grosso. “Com este programa vamos promover a inclusão digital para o público em estado de vulnerabilidade, proporcionando a capacitação e oportunizar para que possam ser inseridos no mercado de trabalho. Agradeço o apoio do Medeiros e a Feconseg que buscamos atuar fortemente com a sociedade civil organizada”, agradece o parlamentar.

“O deputado Claudinei entrou em contato com a Federação e, imediatamente, mapeamos alguns pontos de vulnerabilidade social, onde não tem conexão de Internet e indiquei algumas instituições que possivelmente podem ser contempladas com o Programa Gesac. Inicialmente apontamos a Acadepol devido aos projetos sociais que desenvolvem na instituição”, explica o presidente da Feconseg, Danillo Moraes.

Acadepol

De acordo com o investigador da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (PJC-MT), Ademar Torres de Almeida, a Academia de Polícia conta com uma sala de informática ampla com 20 computadores – podendo ampliar até para mais de 30 equipamentos. “Na Academia tínhamos uma Internet limitada. Vamos poder formar turmas e ofertar o curso de informática básica. Agora, conseguiremos um atendimento para a comunidade São João Del Rey e região que são carentes. Assim, com a inclusão social, o público atendido vai sair com currículo e certificado para ser inserido no mercado de trabalho”, explica o policial.

Ele que é responsável pelos projetos sociais de prevenção da polícia civil e faz parte da Coordenadoria da Polícia Comunitária da PJC-MT, conta que além deste benefício há o interesse de oportunizar outros projetos e formar parcerias com instituições. “Temos que esperar este período da pandemia da Covid-19 e esperamos no ano que vem possamos promover estes cursos de informática. Agradeço a parceria por meio da Feconseg e por indicação do deputado estadual Delegado Claudinei que fomos beneficiados com internet a nível banda larga via satélite”, salienta Ademar.

Gesac – O Gesac é um programa de inclusão digital do governo federal, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que oferece recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações em todo o território brasileiro. O público alvo são órgãos públicos e regiões de difícil acesso e isolados.

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here