Home Chicote ELEIÇÕES | Rondonópolis “cola” em Várzea Grande no número de eleitores
fullinterna_3
fullinterna_1
megafullx

ELEIÇÕES | Rondonópolis “cola” em Várzea Grande no número de eleitores


| Fonte: Da Redação NMT
Eleitores
Diferença entre Rondonópolis e o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso será de menos de 5 mil votos nas eleições municipais e de Senado de 2020. Foto: GCOM MT

Com um eleitorado apto a votar de 155.538 pessoas para 2020, Rondonópolis está próxima de se tornar o segundo colégio eleitoral de Mato Grosso.

Hoje, o posto é de Várzea Grande, que contabiliza 160.409 eleitores e uma diferença menor que cinco mil votos para a terceira.

Eleitores bloqueados

Contudo, boa parte do encurtamento da distância de eleitores entre as cidades se deve ao cancelamento de quase 30 mil títulos em Várzea Grande.

A cidade, que contou com mais de 189 mil eleitores em 2018, não conseguiu cumprir os prazos de recadastramento, biometria e acumulou um significativo decréscimo.

Maior do interior

Rondonópolis, por sua vez, agregou quase cinco mil de um pleito para o outro, indo de 150.813 para os atuais 155.538.

A capital

Cuiabá também sofreu com os mesmos problemas de Várzea Grande e registra pouco mais de 378 mil pra 2020, o que é bem abaixo dos 440 mil de 2018.

No entanto, a capital ainda segue sendo a única cidade no estado com capacidade eleitoral de ter segundo turno na eleição para prefeito.

Cenário político

A nova composição de eleitorado em 2020 interessa, principalmente, aos pleiteantes da vaga aberta no Senado Federal, com a cassação de Selma Arruda (PODE).

Várzea Grande, que teria o nome de Júlio Campos (DEM) na disputa que ocorrerá junto ao pleito municipal, terá a opção do veterano apenas como suplente de Nilson Leitão (PSDB).

Já em Rondonópolis, o nome que surge com maior capilaridade é o do atual deputado federal, José Medeiros (PODE), que inclusive já esteve no alto parlamento.

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here