Home Destaque Covid-19 mata o primeiro prefeito em Mato Grosso
fullinterna_3
fullinterna_1
fullinterna_3

Covid-19 mata o primeiro prefeito em Mato Grosso


| Fonte:
prefeito
Prefeito de Alto Taquari, Fabio Garbugio (PDT)

O prefeito de Alto Taquari (429 km ao Sul de Cuiabá), Fábio Mauri Garbugio (MDB), morreu, neste domingo (26), vítima do novo coronavírus.

O histórico do tratamento do prefeito

Garbugio foi diagnosticado com a Covid-19 na quinta-feira (23) e internado na sexta (24) em um hospital no Estado de Goiás.

Porém, não resistiu às complicações da doença e morreu.

Ele é o primeiro prefeito de Mato Grosso a morrer em decorrência do coronavírus.

No sábado (25), o quadro se agravou e o prefeito precisou ser intubado. Mas, ele não resistiu e faleceu.

Os exames apontaram que o prefeito já estava com parte do pulmão comprometido quando foi internado.

Esposa também contraiu o vírus

Sua esposa, Silvana Scutti Garbugio, também foi contaminada com a Covid-19 e estava internada no mesmo hospital.

Ela apresentou melhora e recebeu alta.

O corpo de Fábio Garbudgoo será translado para Maringá (PR), sua cidade natal, onde será enterrado.

Mauro Mendes lamentou a morte do prefeito

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, em nome do Governo de Mato Grosso, lamentaram o falecimento do prefeito.

“Eu e minha esposa Virginia lamentamos muito o falecimento do prefeito de Alto Taquari e prestamos nossas condolências à família, rezando para que Deus dê forças aos amigos e familiares neste momento difícil”, disse o governador.

Sobre Alto Taquari

Alto Taquari é um município único. Apesar de sua área ser relativamente pequena em comparação a outros municípios mato-grossenses, nossa cidade destaca-se por estar entre as primeiras do país em índices de desenvolvimento humano e renda per capita. Com pouco mais de 8 mil habitantes (2014) o município é constantemente lembrado por seu pioneirismo e modernidade.

Alto Taquari localiza-se a uma latitude 17°49’34” sul e a uma longitude 53°16’56” oeste, estando a uma altitude de 851 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.226 habitantes. Possui uma área de 1.399,22 km².

O primeiro nome da cidade foi Cabeceira, após alguns anos passou a ser chamada de Taquari em referência à nascente de um rio próximo à sede municipal, o Rio Taquari. O termo Taquari tem origem Tupi, e designa uma espécie de bambu ou taquara. Conta-se que povos indígenas, antigos habitantes da área, usavam a haste de taquara, abundante na região do citado rio, para fabricar cachimbos e flechas.

A posição geográfica de Alto Taquari, lhe permitiu desenvolver ao longo dos anos, vínculos históricos com dois Estados da Federação vizinhos do município: Goiás e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Com informações do Diário de Cuiabá / GCOM

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here