Home Chicote Diretor da Santa Casa detona Pátio: “é preciso política de saúde, não...
fullinterna_3
fullinterna_1
fullinterna_3

Diretor da Santa Casa detona Pátio: “é preciso política de saúde, não na saúde”


| Fonte: Da Redação NMT
Sinésio Alvarenga afirma que Santa Casa dá conta de demanda de maternidade e de cirurgias eletivas, indicando que custos criados por Pátio com nova maternidade e com transferência para Poxoréo não são de ordem técnica. Foto - ATribunaMT

O vice-presidente da Santa Casa de Rondonópolis, Sinésio Alvarenga, lamentou, em entrevista recente ao NMT, a postura do prefeito, Zé do Pátio (SDD), na gestão de saúde.

O diretor criticou custos aos cofres públicos que o prefeito agregou, “sem necessidade”, ao decidir transferir cirurgias eletivas para Poxoréo e criar uma maternidade.

“Nosso sistema não está saturado, nunca precisou nascer ninguém na rua. Não há sentido investir os milhões que o prefeito está aplicando no hospital da Lions”, comentou.

Poxoréo
Especificamente sobre cirurgias eletivas, Sinésio comenta que não é divulgado com clareza os gastos do Município na cidade vizinha, mas assegura que não há como serem menores.

“É mais barato aqui do que mandar pra fora, não há dúvida. Ocorre que é preciso fazer política de saúde, não na saúde. Criou-se uma situação para justificar uma decisão pessoal”.

Excelência local

Além da questão da otimização de recursos, Sinésio apontou para a maior excelência de serviços que a Santa Casa consegue oferecer em relação as outras duas unidades.

“Temos todos os exames da rede cegonha: teste do pezinho, olhinho, coração, orelhinha e até um cartório de registro civil. Temos capacidade técnica de dobrar atendimentos”, externou.

Custo de deslocamento

Sinésio ainda reiterou que a maior parte dos profissionais que realizam as cirurgias eletivas em Poxoréo são os mesmos que atendem em Rondonópolis.

“Se são os mesmos profissionais, como é que pode ser mais barato lá, se eles ainda têm agregado o custo de 160 quilômetros pra ir e voltar? Isso sem falar o quanto você dificulta para os pacientes e familiares”, disse

Segurança 

O diretor elogiou o hospital de Poxoréo, mas voltou a detalhar que não há como compará-lo, bem como a nova maternidade da Lions, com a estrutura da Santa Casa.

“Nós temos 13 médicos de plantão 24 horas por dia. A UTI está dentro do nosso hospital, qualquer complicação o atendimento é imediato. São 50 anos de experiência e isso é segurança para o paciente”, finalizou.

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here