Home Artigos Crea Mato Grosso realiza eleições no dia 03 de junho
fullinterna_1
fullinterna5

Crea Mato Grosso realiza eleições no dia 03 de junho


Em meio à pandemia, a instituição seguirá regras de proteção à saúde nos 27 municípios onde haverá locais de votação
| Fonte: Crea-MT

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), as eleições para presidência dos Conselhos Regional e Federal de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT e Confea) foram confirmadas para o dia 03 de junho, com locais de votação em 27 municípios. Hoje é o último dia para que os profissionais façam a escolha do local onde querem votar. Veja neste link.

Conforme o presidente em exercício, o engenheiro florestal Joaquim Paiva, a comissão eleitoral federal entendeu por bem manter o pleito em andamento e orientar profissionais e servidores – que irão trabalhar na data – quanto às ações de prevenção: uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distância de segurança e não-aglomeração.

“Sem dúvida estamos vivendo um período atípico, em que nos vimos prejudicados em razão da pandemia por causa das inúmeras restrições, porém, continuamos com os trabalhos, seguindo um protocolo muito rigoroso e otimistas em relação a participação dos profissionais durante essa eleição”, avalia.

Joaquim estima que entre os 25 mil profissionais registrados no Crea-MT, cerca de 15 mil estejam aptos a votar. Ele frisa que é importante que o profissional escolha o local de votação, pois não é permitido o voto em trânsito. Mesmo não sendo obrigatório, ele incentiva que todos votem. “É um exercício de cidadania, só poderemos transformar a nossa realidade a partir da participação efetiva”.

Com experiência de sobra, já que soma 7 mandatos como vice-presidente (não sequenciais) e 21 anos contribuindo ativamente no Crea-MT, o presidente em exercício avalia o fortalecimento do conselho de classe como fundamental para nortear as profissões já que no Brasil existem, especialmente no atual cenário de pós-pandemia e de crise econômica.

“Sei que há uma crítica muito grande ao conselho, algumas vezes por ser confundido com entidade de classe, mas ele é extremamente necessário para atuar em defesa da sociedade e impor limites no campo de atuação profissional. Não ter o conselho seria como o trânsito de Cuiabá sem semáforo, sem placas, sem mão dupla e fiscalização, teríamos um verdadeiro caos”.

Entre os avanços do conselho nesta atual gestão, ele destaca a sistematização da prestação de serviços, que atualmente é feita de forma otimizada e “online”, sem a necessidade de ir até a sede ou às 25 inspetorias para obter, por exemplo, a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Houve nos últimos dois anos 25 cursos de capacitação para os colaboradores, controle rigoroso de despesas e organização das atividades internas e também da legislação, que estava defasada.

Ele cita ainda a manutenção de todas as sedes das inspetorias, finalização de obras, e aquisição de novos terrenos com andamento de alguns projetos, entre eles, de Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta, que passarão a ter sede própria. “Outro sonho que está em andamento é a implantação do PCCS, que é o plano de carreira e salários do servidor, um sonho antigo que começa a tornar realidade”.

Sobre os desafios de gerenciar o Crea-MT, Joaquim pondera que são muitos, mas atravessar o período de pandemia é sem dúvida o mais árduo, que está exigindo medidas duras e uma nova forma de atuação home office que até então ele não conhecia bem. “Já fizemos várias reuniões por vídeo conferência e estamos conectados hoje muito mais pela tecnologia”.

Locais de votação – As eleições ocorrem no dia 03 de junho, nos seguintes municípios: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

Candidatos – O quadro de candidatos para a eleição são: o atual presidente do Conselho, professor aposentado da UFMT, João Pedro Valente; o ex-gestor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Avila; a servidora aposentada Edinete Ferreira Guimaraes de Moraes; a ex-secretária-adjunta da Sinfra, Marciane Prevedello Curvo; e o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Cuiabá, Juares Samaniego.

Serviço – Outras informações sobre o pleito do Crea-MT podem ser obtidas por meio do 0800-647-3033 (ligação de telefone fixo), nos números (65) 3315-3000/3001/3003 e no e-mail [email protected] Segue o link para escolher o local de votação: https://www.crea-mt.org.br/portal/eleicoes-2020-confea-crea-mutua/

megafullhome_meio

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here