Home Artigos Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril
fullinterna_3
fullinterna_1
fullinterna_3

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril


| Fonte:

Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho chegou o momento de centrarmo-nos na oportunidade de promover locais de trabalho mais seguros e saudáveis como parte das estratégias de trabalho decente na transição para uma economia mais verde.

A Conferência Rio+20 abordou o desafio de garantir que o desenvolvimento sustentável é construído sobre o crescimento econômico e com equidade social, bem como na proteção do meio ambiente. Realizar esta visão de desenvolvimento sustentável exige integrar e reforçar mutuamente os enfoques de política que reúne as necessidades das pessoas e do planeta, ligando o crescimento e a equidade.

A proteção do direito de todos os trabalhadores e um ambiente de trabalho seguro e saudável que respeite a dignidade humana e a dignidade do trabalho é parte integrante de um enfoque de inclusão social. Este é o motivo pelo qual a segurança e a saúde no trabalho se inserem no objetivo do trabalho decente e o trabalho digno para todos é fundamental para o pilar social do desenvolvimento sustentável.

As Normas da OIT sobre segurança e saúde no trabalho orientam as ações dos governos, empregadores e trabalhadores e suas organizações e todos os interessados na prevenção e gestão de riscos laborais e ocupacionais. Também dão orientação sobre as medidas de controle que impedem um impacto laboral negativo no meio ambiente.

A conscientização e a prevenção devem apoiar estratégias para reduzir a incidência de acidentes de trabalho, doenças do trabalho e mortes. O diálogo social é uma ferramenta valiosa e indispensável. Todos estes fatores devem ocupar um lugar destacado na transição para uma economia mais verde.

A experiência já mostrou que algumas substâncias, embora sendo mais respeitadoras do ambiente, podem ser mais perigosas para a saúde dos trabalhadores. Consequentemente, as energias renováveis, a gestão de resíduos e a reciclagem, bem como a modernização das indústrias tradicionais devem ser abordadas desde seu início com atenção na segurança e nos desafios da saúde com o objetivo de eliminar os perigos e riscos antigos e prevenir os novos riscos que podem surgir.

Vamos lutar para uma situação na qual todos ganham: trabalhadores, famílias, comunidades, empresas, a economia e o meio ambiente.

Vamos fazer da segurança e da saúde de todos os trabalhadores – na economia formal e informal – um objetivo primordial e direto das políticas e estratégias para uma economia verde ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva.

_______________

Fonte: Original desta mensagem em inglês. 
Saiba mais sobre o trabalho da OIT em www.oit.org.br

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here